Publicidade
Brasil

Rio de Janeiro: Cidade Maravilhosa completa 458 anos nesta 4ª, 1º de março

Aniversário teve festa no Cristo Redentor, lazer de graça e entrega de ônibus novos do BRT

Imagem da noticia Rio de Janeiro: Cidade Maravilhosa completa 458 anos nesta 4ª, 1º de março
Rio de Janeiro
• Atualizado em
Publicidade

O aniversário de 458 anos do Rio de Janeiro, celebrado nesta 4ª feira (1.mar), foi marcado por lazer e turismo de graça para os moradores da Cidade Maravilhosa. Quem nasceu ou vive no município - neste caso, foi preciso comprovar a naturalidade ou a residência na capital, não pagou, por exemplo, as visitas ao Museu de Arte do Rio (MAR) o Museu do Amanhã. Durante todo o dia as Zonas Sul e Portuária, que concentram o Bondinho, museus, a Praça Mauá até o Porto Maravilha,  ficaram lotadas.

Missa no Santuário Cristo Redentor 

Cariocas e turistas começaram o dia com a tradicional missa de ação de graças, no Santuário do Cristo Redentor, principal cartão-postal do Rio. As comemorações tiveram início com hino da cidade de São Sebastião e missa celebrada pelo arcebispo do Rio, o cardeal Dom Orani Tempesta, em ação de graças pelo aniversário da cidade.

"Parabéns a todos os cariocas tanto de nascimento quanto de coração.  A todos que habitam essa cidade, constróem essa cidade, que nós possamos ainda mais com essa beleza que nos foi dada por Deus, da sua natureza, com o seu belo povo aberto à graça de Deus e solidário uns com os outros. Cidade do Cristo Redentor, de braços abertos para a humanidade e para acolher bem a todos, façamos a nossa parte, na construção da fraternidade e da paz", disse o cardeal Dom Orani Tempesta.

O dia também foi de reforço no transporte público. A cidade recebeu 110 novos ônibus articulados para o sistema BRT, alvo constante de reclamação dos passageiros, principalmente devido à superlotação. Os coletivos vão circular na TransCarioca, corredor que liga os bairros da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, à Penha, na Zona Norte, um trecho de 39 quilômetros de extensão. Com o reforço, a frota de carros novos sobe para 190 no sistema de transporte em faixas exclusivas,

Entenda a data

20 de janeiro ou 1º de março? Para os que confundem a data oficial do aniversário da cidade, a dupla comemoração ocorre - e confunde moradores e visitantes - porque até 1956, a fundação era celebrada em 20 de janeiro, aniversário do padroeiro da cidade, São Sebastião. O dia é feriado popular na cidade. Mas a partir de 1957, o aniversário passou para o dia 1º de março, que faz referência ao momento em que Estácio de Sá chegou à Baía de Guanabara, em 1565. 

O então povoado de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi fundado para servir de base militar contra os franceses. O nome era uma homenagem ao rei de Portugal, Dom Sebastião homônimo do santo. Diz a lenda que o santo teria sido visto ao lado dos portugueses na guerra.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade