"Ucrania - Arquivos de Guerra": queima de arquivos na embaixada brasileira
No 3º episódio do especial, registros inéditos mostram a retirada de uma representação diplomática
SBT News
Quatro dias após a invasão russa, Kiev passa a ser alvo de diversos bombardeios. Continuar ali já não era mais seguro. O enviado especial do SBT à Ucrânia, Sérgio Utsch, é abrigado na residência oficial do embaixador do Brasil na Ucrânia e acompanha o trabalho dos diplomatas brasileiros.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Veja os episódios 1 e 2 do especial "Ucrania - Arquivos de Guerra"
Restando somente alguns funcionários, dentre eles o embaixador Norton de Andrade Mello Rapesta, a chancelaria tem todos os documentos lacrados e alguns queimados. Documentos confidenciais são incinerados. Passaportes brasileiros, de valor alto no mercado informal, por exemplo, HDs, documentos oficiais, dinheiro e papéis timbrados são colocados em "malas diplomáticas" -- sacolas com o brasão da República Federativa do Brasil.
Segundo a Convenção de Viena, tais malotes têm passagem livre nas fronteiras. Ninguém pode abrir.
No terceiro episódio do documentário Ucrania - Arquivos de Guerra, Utsch presencia o procedimento oficial de retirada de uma representação diplomática de um país em guerra. Nas imagens inéditas, o telespectador terá a oportunidade de observar os últimos passos de funcionários do governo brasileiro antes de deixar Kiev rumo a Lviv, no oeste da Ucrânia.
O novo episódio do documentário estreia às 21h deste sábado (25.fev) no SBT News, no canal oficial do SBT News no YouTube. A produção também será exibida no SBT News na TV.