Chuvas no RS: 24 mil famílias ficam sem auxílio após Porto Alegre atrasar envio de dados
Ajuda faz parte do Auxílio Reconstrução, do governo federal. Procurada, a gestão municipal não respondeu qual foi o motivo para a demora
Mais de 24 mil famílias de Porto Alegre, que foram afetadas pelas chuvas, vão ficar sem a ajuda do governo federal, por meio do Auxílio Reconstrução, no 1º lote que foi habilitado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional nesta segunda-feira (27). Isso porque a prefeitura do município enviou apenas às 10h, desta terça-feira (28), os dados para que as famílias recebam a parcela única de R$ 5,1 mil, oito dias após o início do cadastro, no último dia 20 de maio.
Procurada pela Agência Brasil, a gestão municipal não respondeu qual foi o motivo para a demora. Inicialmente, a representante da secretaria de assistência municipal disse que não havia prazo para envio dos dados, mas em seguida, confirmou o envio das informações das 24.516 famílias.
Essa é a primeira das três etapas para que o pagamento do benefício seja efetuado. Na sequência, vem a conferência dos dados dos futuros beneficiários pelo governo federal, por meio de cadastro no sistema Dataprev, vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Por último, a confirmação da solicitação do benefício pelo responsável pela família (veja como fazer abaixo).
Em nota, a prefeitura de Porto Alegre informou que vai priorizar pessoas desabrigadas e desalojadas neste primeiro lote de envio de cadastros, que foram encaminhados apenas nesta terça.
A gestão municipal afirmou que, em um segundo momento, será priorizado o encaminhamento de cadastros feitos no sistema chamado de Registro Unificado de Pessoas e Famílias, criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre.
15 municípios agilizaram o envio dos dados
Por outro lado, 15 municípios do estado agilizaram o envio dos dados. São eles: Canoas, Arambaré, Bom Princípio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Feliz, Harmonia, Imigrante, Lajeado, Nova Bassano, Rolante, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Triunfo.
Nesta terça-feira (27), o governo federal informou que começou o prazo de confirmação dos dados das 44.592 famílias habilitadas para receber o auxílio, sendo que 42.572 delas são de Canoas. Nenhuma família é de Porto Alegre.
Ao todo, 75.213 registros foram enviados pelas prefeituras no sistema do Auxílio Reconstrução.
Como confirmar a solicitação do benefício?
Para a confirmação, é preciso que pessoa assine a solicitação no site do Auxilio Reconstrução. Depois de entrar na página, clicar no item "Sou Cidadão" e fazer login com o CPF e senha cadastrados no portal do governo federal Gov.br.
Após a finalização do procedimento, o valor de R$ 5,1 mil será liberado pela Caixa Econômica Federal em até 48 horas e o beneficiário não precisa ter conta, já que, nesse caso, o próprio banco abrirá Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio
A movimentação do dinheiro pode ser feita pelo Caixa Tem, sem a necessidade do beneficiário se deslocar a uma agência da Caixa.
*Com informações da Agência Brasil