Governo lança campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis
Campanha do Ministério da saúde tem reforço em cidades com grandes eventos carnavalescos
SBT News
O carnaval está de volta. E para uma festa com proteção, o governo lançou a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). As orientações foram divulgadas na 6ª feira (17.fev) pelo Ministério da Saúde, e fazem alerta sobre doenças que são contagiosas durante o ato sexual (AIDS, HPV, herpes genital e a sífilis). Com o slogan "Voltou o carnaval e com camisinha a alegria é geral", a proposta é reforçar a importância do uso do preservativo, principalmente entre o público de 15 a 34 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o ministério, haverá reforço das mensagens de prevenção em Salvador, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Recife e em Brasília, cidades onde há maior concentração de foliões.
As IST são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos transmitidos por meio do contato sexual oral, vaginal e anal sem o uso de preservativo e com uma pessoa que esteja infectada. A terminologia infecções sexualmente transmissíveis passou a ser adotada em substituição à expressão doenças sexualmente transmissíveis (DST) porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção mesmo sem sinais e sintomas.
** Com informações da Agência Brasil