CBF anuncia perda de pontos para casos de racismo
Advertência, multa, proibição de registro ou transferência de atletas estão entre as medidas
SBT News
A CBF anunciou que punirá com mair rigor os casos de racismo no futebol brasileiro. Os clubes agora poderão até perder pontos. As mudanças constam no regulamento geral de competições, divulgado na 3ª feira (15.fev).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pelo texto, o caso racista será considerado de extrema gravidade, podendo ser punido com advertência, multa, proibição de registro ou transferência de atletas -- o chamado transferban -- e, em último caso, a perda de pontos. Os clubes serão responsáveis por qualquer conduta imprópria dos torcedores. As novas regras começam a valer já no próximo dia 22, quando começa a Copa do Brasil.
É curioso lembrar que a Copa do Brasil foi exatamente a competição que já registrou a punição mais grave por um caso de racismo. Em 2014, o Grêmio, que disputava as 8ª contra o Santos, foi excluído da disputa depois de uma torcedora xingar o goleiro Aranha de macaco, em Porto Alegre. A decisão do STJD foi inédita no país.
Vale lembrar também que a CBF é a primeira entidade no mundo a adotar uma postura desse tipo e que a mudança no regulamento veio no mandato de Ednaldo Rodrigues, o primeiro presidente negro da confederação em mais de 100 anos de história.
Durante o anúncio dessa mudança, Ednaldo disse que "a luta contra o racismo tem pressa, medidas vêm sendo discutidas há séculos e nunca são colocadas em prática. A CBF está fazendo a sua parte".