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Brasil

Chuvas provocam interdições na BR-319 no Amazonas

Governo Federal construiu uma passagem provisória sobre o Rio Autaz Mirim para manter o tráfego no local

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ponte desaba
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O Governo Federal precisou construir uma passagem provisória sobre o Rio Autaz Mirim, no Amazonas, para manter o tráfego na BR-319, uma das principais ligações do estado ao resto do país.

A medida foi necessária depois que a ponte temporária, construída anteriormente, começou a ruir na noite desta 2ª feira (06.fev), devido ao aumento do nível do rio provocado pelas fortes chuvas na região.

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Para os moradores das comunidades vizinhas, a única alternativa de locomoção era deixar os carros em um dos lados e seguir o caminho a pé. A recuperação do trecho foi realizada, nesta 3ª feira (07.fev), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, e a passagem de carros e caminhões, reestabelecida.

Por toda a extensão da rodovia era possível identificar trechos onde o solo encharcado acabou desabando, após os períodos de chuva na região.

"Isso aqui já era para estar pronto desde o acidente que teve até agora, já devia estar pronto. Se não aconteceu até agora, como vai ser feito, já que a água está subindo", questiona o motorista Ailton Ribeiro.

A ponte sobre o Rio Autaz Mirim desabou em outubro do ano passado, 10 dias após a queda de uma outra ponte na mesma rodovia, que acabou deixando 4 mortos, 14 feridos e 1 desaparecido.

Depois da queda das pontes, uma balsa metálica foi instalada temporariamente sobre o Rio Curuçá. Já no trecho do Rio Autaz Mirim, uma contenção de barro foi feita para garantir a principal ligação da região com o restante do país.

Para os moradores, os transtornos e prejuízos são incalculáveis. "Eu estou com uma carga para Manaquiri, e querendo ou não a gente precisa abastecer o nosso município. Eu espero que isso seja resolvido, mas de uma maneira segura, não só para mim, mas para todos", pondera o caminhoneiro Adriano Santos.

A recuperação dos trechos foi incluída no pacote de obras prioritárias de 100 dias do Ministério dos Transportes. As empresas que vão tocar a obra devem ser contratadas até a primeira quinzena de abril.

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