Sandro Avelar é anunciado secretário de Segurança do DF
Delegado da PF, ele já comandou a secretaria no mandato de governador petista, entre 2011 e 2014
Lis Cappi
O delegado da Polícia Federal Sandro Avelar foi anunciado, nesta 4ª feira (25.jan), como novo secretário de Segurança do Distrito Federal. A confirmação do nome foi feita, em anúncio à imprensa, pela governadora interina do DF, Celina Leão (PP), e pelo interventor federal, Ricardo Cappelli. Ele ocupou o mesmo cargo, entre 2011 e 2014, na gestão do petista Agnelo Queiroz.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Avelar assume a secretaria uma semana antes do fim do período previsto para a intervenção federal no DF, que termina em 31 de janeiro. As ações da União foram iniciadas após as invasões aos Três Poderes, em 8 de janeiro.
O anúncio do novo nome, segundo a governadora em exercício, aconteceu nesta data para que haja tempo para realizar uma transição e para preparar as medidas necessárias para a segurança da Esplanada, em 1º de fevereiro. Nesse dia, haverá a posse dos deputados federais e senadores, além da volta ao trabalho no Supremo Tribunal Federal (STF). "Estamos em um momento de alerta", declarou Celina Leão.
"Eu tenho que ter um secretário de Seguraça que já conheça o planejamento de segurança do dia", completou.
Confiança
O novo secretário afirmou, na coletiva, ter plena confiança nas forças de segurança do DF. Segundo ele, a escolha dele não aconteceu por motivos políticos, mas técnicos.
"Recebo esse convite como uma missão. Vou procurar contribuir com conhecimento que tenho dessa área, dentro do plano do Distrito Federal e do governo federal, onde tive oportunidade de atuar e trazer esse espírito colaborativo de integração", disse Avelar.
Ele chega ao cargo com a missão de pacificar e organizar as forças policiais locais. O seu antecessor, Anderson Torres, que também é delegado da PF, foi destituído do cargo e está preso em razão das falhas na condução do plano de segurança para os atos golpistas de 8 de janeiro.
Leia também: