Semana começa com frente fria; mas, é fraca e não diminui estiagem no RS
No sudeste, encontra nuvens carregadas e acumula até 100 mm de água em Belo Horizonte
A semana começa com a Antártida deslocando uma massa de ar polar sobre o continente americano. É a conhecida frente fria. Mas, essa não é tão forte e nem deve durar muito.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Tanto que, na região sul do Brasil, por já estar com umidade baixa, não deve alterar significativamente o clima. A temperatura continua alta. Porto Alegre deve ter máxima de 33 °C nesta 2ª feira (23.jan) e já na 3ª, 35 °C. O interior gaúcho pode chegar perto dos 40 °C. Além disso, o acumulado de chuva continua baixo, em torno de 7 milímetros. O que para a agropecuária é ruim. Sojicultores já contam com uma quebra de safra.
No sudeste, a frente fria chega gradualmente nesta 2ª feira. A máxima ainda deve ser de 29 °C na capital paulista. Na 3ª diminui para 27 °C. Mas, na 4ª retorna aos 29 °C. O norte do estado de São Paulo, assim como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, devem receber bastante água durante a semana. Vitória pode ter 100 mm.
O centro-oeste deve ter períodos de chuva maiores durante toda a semana. Principalmente no centro e no leste de Mato Grosso do Sul, assim como no estado de Goiás. Em Goiânia as temperaturas devem variar entre 20 °C e 29 °C.
A região que costuma receber muita água nesta estação terá uma semana típica. Podem ser várias pancadas de chuva por dia no norte. O litoral do Pará e todo o Amapá serão as áreas mais atingidas.
O nordeste continua com as pancadas de chuva no fim do dia. Principalmente sobre o Maranhão, Piauí e Ceará. As outras áreas podem ter umidade tão pouca que nem será percebida.
Veja também: