Temperatura no Rio bate recorde do mês neste domingo: 40,3°
Sensação térmica em Irajá, na zona norte, passou dos 54°; em três dias, a cidade entrou em escalada de calor
Guto Abranches
O carioca tanto pediu que ... conseguiu! O clima no Rio de Janeiro neste domingo (15.jan) foi do padrão que ajudou a criar um dos hinos da cidade: "Rio, Quarenta Graus", como bem canta Fernanda Abreu num refrão que não sai da cabeça de quem vive ou passa pela capital. Ainda mais nestes tempos de céu azul e praia abarrotada. As informações são do Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Bons motivos para aproveitar o mar e as areias escaldantes o Rio de Janeiro não parou de oferecer no fim de semana. Mas o domigo, foi demais! Nada menos do que 40,3º de temperatura foram registrados por volta de 15h30 na estação Irajá (do Alerta RJ) na zona norte. É o recorde deste verão até aqui. Mas não se iluda quem pensa que o calorão que o carioca e os turistas tanto pediram se acomodou nesta marca.
A sensação térmica no município chegou a 54°C, às 13h30, também na região da zona norte. Com o ar mais com jeito de vapor quente de hoje, a cidade marca três dias seguidos de "maçarico aceso", como brincam os locais: foram 38º na sexta (13.jan), 39,1º no sábado e os 40,3º deste domingo. A escalada da temperatura vem praticamente sem interrupções desde o dia 7 de janeiro, quando foi registrada a mínima da temporada: congelantes 16,6º de um verão "quase glacial" para os padrões do balneário (como chamaria Tom Jobim).
A prefeitura previne todo mundo na capital fluminense. Vem mais por aí, conforme relatório do Centro de Operações RJ.
E VEM MAIS! Na segunda e terça-feira (16 e 17/01), a nebulosidade estará variada, com temperaturas elevadas e baixa possibilidade de pancadas de chuvas rápidas e isoladas no final da tarde na cidade. Máxima prevista de 40°C na segunda e terça-feira. - Centro de Operações
E já pipocam comentários contra e a favor da mudança de tempo. No Instagram do Centro de Operações tem gente reclamando. "Insuportável", diz uma internauta. E gente adorando: "Continuaaaaa. Quem curte frio e chuva já aproveitou. Deixa quem gosta de calor curtir agora", provoca outra.
Leia também