Datafolha: 93% condenam invasão aos prédios dos Três Poderes em Brasília
Ato criminoso tentou impedir governo de Lula; 46% defendem prisões de envolvidos
Um levantamento realizado pelo DataFolha apontou que, das 1.214 pessoas entrevistadas, 93% condenam a invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8. Outros 3%, por sua vez, afirmaram que os atos foram favoráveis, enquanto 2% se disseram indiferentes. Apenas 1% não soube responder.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A depredação do local, que engloba o Palácio do Planalto, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, foi notícia em grande parte dos jornais internacionais e já soma milhões de reais. Segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados acreditam que os envolvidos na invasão devem ser presos.
O punitivismo é maior entre aqueles que têm ensino fundamental: 54% querem ver todos os participantes detidos. Já entre os entrevistados que se declararam eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o abrandamento é mais pronunciado, com 48% dizendo que alguns devem ser presos e 17%, que ninguém deve ir para a cadeia.
Até o momento, a Polícia Federal já realizou 1,8 mil prisões por envolvimento nos atos, que visavam impedir o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito no ano passado. De acordo com a corporação, os detidos podem responder por crimes de terrorismo, associação criminosa, golpe de Estado, perseguição, dentre outros.
Leia também
+ STF julga hoje decisão de Moraes que proíbe bloqueio de rodovias no país
+ Parlamentares dos EUA e do Brasil se unem contra ataques à democracia
+ GSI estuda uso de reconhecimento facial para aumentar segurança no Planalto