Publicidade
Brasil

Governo investiga derrubadas de três torres de transmissão de energia

Aneel cita "sabotagem e vandalismo" de casos ocorridos no Paraná e em Rondônia

Imagem da noticia Governo investiga derrubadas de três torres de transmissão de energia
Sistema elétrico
• Atualizado em
Publicidade

O governo federal anunciou a criação de um gabinete de crise para acompanhar o caso da derrubada de torres de transmissão de energia elétrica.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro foi instalado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A ação foi necessária após o sistema elétrico nacional sofrer ataques com a derrubada de três torres de transmissão de energia elétrica nas últimas horas. A operação, porém, não foi afetada e o Sistema Integrado Nacional (SIN) não registrou problemas. Os registros aparecem em documentos do ONS e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As torres foram derrubadas no Paraná e em Rondônia e, segundo a Aneel, há indícios de "sabotagem e vandalismo" nos três casos. E o relatório da agência menciona que foram "cortados dois estais" ? cabos de aço para a sustentação das torres.

Quedas
Segundo o boletim, três ocorrências aconteceram entre o domingo e a segunda-feira. Às 21h30 do domingo (8.jan), houve queda de uma torre de transmissão na linha de transmissão entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, ambas em Rondônia.

Logo após a meia-noite, à 00h13 da 2ªfeira (9.jan), foram registradas diversas ações na linha de transmissão de Furnas que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ibiúna, em São Paulo.

Em seguida, outra torre foi derrubada e outras três tiveram avarias. A ação aconteceu a cerca de 50 quilômetros de Foz do Iguaçu, no município paranaense de Medianeira.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade