Comandante da PMDF é exonerado do cargo e interventor anuncia substituto
Coronel Klepter Rosa assumirá interinamente o comando da Polícia Militar do Distrito Federal
O interventor federal no DF, Ricardo Cappelli, anunciou, na noite desta 2ª feira (9.jan), que o coronel Klepter Rosa Gonçalves assumirá interinamente o posto de comandante-geral da Polícia Militar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ele substituirá Fábio Augusto Vieira. Mais cedo, o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, encaminhou ao gabinete da governadora do DF em exercício, Celina Leão (PP), e a Capelli uma recomendação sobre o afastamento provisório de Vieira, do comandante operacional da PMDF, Jorge Eduardo Naime Barreto, e do comandante do Pelotão de Choque, Gustavo Cunha de Souza.
De acordo com o Ministério Público do DF e Territórios, "o afastamento provisório considera a apuração de informações, documentos, fotos e vídeos, além de notícias divulgadas em diversos canais de comunicação social apontando omissões por parte de integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal no que se refere aos graves atos antidemocráticos praticados em 8 de janeiro de 2023, inclusive com inobservância do Protocolo de Ações Integradas nº2/2023".
Perfil
Klepter Rosa Gonçalves formou-se oficial de Polícia Militar na Academia de Polícia de Brasília, em 1995. Possui graduação em direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009) e MBA em gestão estratégica da Tecnologia da Informação pela Fundação Getulio Vargas (2013). É policial militar do DF desde 1993 e professor das disciplinas de análise criminal, gestão operacional, inteligência e planejamento estratégico na Academia de Polícia Militar de Brasília desde 2009.
Veja também: