Faixa presidencial: Lula usou modelo diferente da de Bolsonaro; entenda
Presidente decidiu utilizar mesma faixa com que foi empossado em seu último mandato, em 2007
Marianne Paim
Para a posse no último domingo (1º.jan), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou pelo modelo de faixa presidencial diferente da utilizada por Jair Bolsonaro em 2019. O fato ganhou destaque durante o evento e repercute também nesta 2ª feira (2.jan). Mas por que a faixada passada a um é diferente da usada por outro?
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Guardada a sete chaves, existem duas versões da indumentária mais cobiçada por políticos brasileiros. A faixa presidencial recebida no domingo por Lula foi a mesma utilizada por Dilma Rousseff (PT) em 2015. Já a de Bolsonaro, utilizada na posse em 2019, foi feita a pedido de Lula quando o petista ocupou o Planalto pela primeira vez.
No caso de Lula,a preferência foi dada ao modelo utilizado por ele também nos outros dois mandatos, em 2003 e 2007. Ela possui um brasão bordado com fios de ouro, uma referência às Armas Nacionais do Brasil. Já a usada por Bolsonaro possui distintivo comprado a R$ 55 mil e confeccionada em cetim com três barras: duas da cor verde-bandeira, nas pontas, e no meio, uma amarelo-ouro.
Faixa mais antiga tem 31 anos
Em 1990, José Sarney entregou a Collor a mesma faixa que os ex-presidentes militares Ernest Geisel e João Figueiredo usaram na época. Em seguida, a peça foi descartada e substituída por um modelo idêntico que, depois de ter sido vestido por Collor, foi repassado a Itamar, FHC, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Bolsonaro. A faixa estreada por Collor em 1991 foi aposentada e está guardada em cofre do Palácio do Planalto.
Quem paga a produção de faixas presidenciais?
Tais artigos históricos são comprados com o dinheiro público. A lei determina ainda que elas sejam conservadas em acervos federais, sob os cuidados da União.
Afinal, quem são as pessoas que passaram a faixa para Lula?
Diante da viagem do, agora, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da recusa de seu então vice, Hamilton Mourão (Republicanos), o cerimonial da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escalou um grupo para realizar a entrega da faixa presidencial. A intenção era representar o povo brasileiro.
Antes de chegar a Lula, a faixa passou pela mão de oito pessoas: Flávio Pereira, Ivan Baron, Jucimara Fausto dos Santos, Murilo de Quadros Jesus, Weslley Viesba Rodrigues Rocha, Francisco, Cacique Raoni e Aline Sousa -- esta, a última e, portanto, responsável por entregar o adorno ao presidente.