Policial cobre câmera corporal durante abordagem a homem negro em SC
Caso aconteceu na cidade de Criciúma; vídeo do momento viralizou nas redes sociais
Uma policial militar de Criciúma, em Santa Catarina, foi flagrada cobrindo a câmera corporal que carregava, durante uma abordagem feita junto com outro PM a um homem negro, na tarde desta 5ª feira (15.dez). Um vídeo da ação viralizou nas redes sociais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina, os PMs do 9° Batalhão foram acionados após uma denúncia, realizada pelo telefone 190, de que um homem estava rondando e observando as lojas de "maneira estranha", na área central da cidade.
Ainda de acordo com os policiais, o homem teria levantado de maneira repentina e tentado fugir. Testemunhas alegam que o rapaz se negou a colocar as mãos na cabeça, afirmando que não estava fazendo nada de errado.
No vídeo, o policial é visto dando um golpe de estrangulamento conhecido como "mata-leão" no rapaz e jogando ele no chão. É possível ouvir, ainda, uma mulher pedindo para que os policiais não machuquem o homem. Quando outra mulher diz que está gravando a ação, o PM grita, apontando o dedo para ela.
Em Criciúma/SC lojista ficou incomodada por um homem negro estar parado em frente a sua loja. Aí a polícia fez essa abordagem, bem normal e padrão né!? Com pessoas negras #RacistasNaoPassarao#RacismoÉCrime pic.twitter.com/JFBPp1kVm1
? RAFA É ELA (@RAFAELACRISPIM9) December 15, 2022
Em nota, a Polícia Militar afirmou que trabalha "para preservar a ordem e proteger a vida e sempre preza pela observância total dos protocolos operacionais". O homem foi encaminhado pelos policiais para a Delegacia, por suposta desobediência, resistência e ameaça.
O SBT News tentou entrar em contato com a vítima, mas não obteve sucesso.