Anvisa autoriza plantio de cannabis na UFRN para experimentos científicos
Medida irá permitir avaliação da planta no manejo de sinais associados a distúrbios neurológicos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na 5ª feira (15.dez), o plantio de cannabis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para conduzir experimentos científicos. A matéria foi pautada no último dia 7, após a universidade protocolar um pedido para avaliar o potencial terapêutico da planta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a Anvisa, a autorização concedida permitirá à UFRN conduzir projetos de pesquisa pré-clínica para avaliação da eficácia e segurança de combinações de fitocanabinóides no manejo de sinais e sintomas associados a distúrbios neurológicos e psiquiátricos. As pesquisas não são realizadas em humanos.
"Apesar de sua utilização com fins medicinais há milhares de anos, ainda existe uma lacuna científica sobre as potencialidades [da cannabis]. A ausência de informações pode implicar em imprecisão que impede, muitas vezes, a determinação da eficácia do uso de produtos derivados em terapias curativas ou amenizadoras de dores", justificou a entidade.
+ ANS suspende venda de 19 planos de saúde por causa de reclamações
Com a aprovação, também fica permitida a geração de insumo em território nacional, que deverá "ser produzido sob rígidas condições de controle e de estrita utilização no âmbito da pesquisa científica".