Ministro Bruno Dantas toma posse como presidente do TCU
Cerimônia acontece a partir das 9h; o presidente eleito Lula confirmou presença
SBT News
O ministro Bruno Dantas toma posse, nesta 4ª feira (14.dez), como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). A cerimônia, no plenário do TCU, terá a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O mandato tem duração de um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período. Além de Dantas, Vital do Rêgo será empossado como vice-presidente. O ministro vai acumular a função com a de corregedor do Tribunal de Contas da União.
Bruno Dantas é natural de Salvador, chegou em Brasília aos 19 anos, onde concluiu a graduação em Direito e iniciou sua carreira na área pública. Começou como servidor concursado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e foi Consultor Legislativo do Senado Federal por 11 anos. É considerado um dos mais influentes processualistas do Brasil, com pós-doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
O perfil dele, publicado no site do TCU, informa, ainda, que "desde 2014, Bruno Dantas integra o quadro de ministros do TCU e tem conduzido importantes fiscalizações, como as recentes auditorias no processo eleitoral brasileiro. A atuação do ministro foi fundamental para tranquilizar os eleitores e frear a disseminação de fake news sobre o pleito e as urnas eletrônicas. Com habilidade para promover o diálogo institucional, também tem contribuído ativamente para a construção de soluções em processos complexos do setor de infraestrutura".