Publicidade
Jornalismo

Bandidos usam páginas falsas na internet para emitir boletos e dar golpes

Cliente acessou site falso por meio de anúncio em destaque em sistema de buscas

Imagem da noticia Bandidos usam páginas falsas na internet para emitir boletos e dar golpes
Dedos de mão branca tocando teclado retroiluminado de notebook, com pedaço de tela aparecendo na foto
• Atualizado em
Publicidade

Um novo golpe foi "desbloqueado" pelos criminosos: usando o sistema de anúncios na página de busca do Google, os bandidos criaram páginas falsas para emitir boletos de pagamento de contas de consumo de energia. O cliente acaba pagando sem desconfiar que está sendo enganado. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As vítimas, ao procurarem a Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia do Rio de Janeiro, descobrem que os débitos ainda constam no sistema. Antes, pagaram uma conta falsa, deixando a real em aberto. 

Na empresa, uma das pessoas lesadas descobriu que o pagamento foi encaminhado para a VHE Eletricidade, com sede em São Paulo. No endereço informado funciona uma oficina mecânica, sem qualquer relação com a empresa de energia. 

Em relação à Light, tanto a página falsa quanto a verdadeira são muito semelhantes, praticamente idênticas. Apenas os endereços das URLs, que é o link de acesso, são diferentes. Mas o detalhe passa despercebido, já que aparece em destaque no sistema de buscas do Google, induzindo o cliente a crer que aquele anúncio com aquele link é real e confiável. 

Os golpistas conseguiram publicar o anúncio no Google que, atualmente, já foi removido. A questão levantou outro debate: o cliente conseguiu acessar o site falso com os mesmos dados de CPF, login e senha, usados no site verdadeiro da empresa de energia. Com isso, a vítima questionou se a Light não vazou informações para terceiros. 

A Light afirmou que identificou o caso e registrou um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue o caso. A empresa também acionou o Google para denunciar a publicidade que levava ao site falso. 

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade