Inédito: avião com peças de foguete pousa no Maranhão
Operação foi um marco para espaço aéreo do estado; cargueiro transportou materiais científicos
Uma operação inédita marcou o aeroporto do estado do Maranhão no último fim de semana. O Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, recebeu o pouso de um cargueiro, o Boeing 747/400 - jumbo, da companhia norte-americana National Airlines. A aeronave trouxe a bordo uma carga valiosa para o mercado espacial brasileiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Vindo de Seul, capital da Coreia do Sul, o cargueiro chegou ao Maranhão com peças HANBIT-TLV -- um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único, com altura de 16,3 metros, um metro de diâmetro e peso de 9,2 toneladas, de propriedade da INNOSPACE - primeira companhia aeroespacial privada a operar no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
A movimentação foi iniciada imediatamente após o balizamento do gigante cargueiro no pátio de SLZ, que há cerca de um mês recebeu outra aeronave rara de se ver em operação pelo Nordeste, o Boeing 757-200.
"Essa é uma operação de vários meses de planejamento, onde a CCR Aeroportos preparou a estrutura, fez o treinamento do time e demais adequações necessárias, inclusive aprovações junto ao órgão regulador, para que a operação fosse realizada com toda segurança necessária", destaca Jaison Mello, Gerente Executivo dos Aeroportos CCR no Nordeste.
Essa é a primeira vez que um Boeing 747-400 pousa na pista do Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ). Uma aeronave a jato usada, no âmbito civil e militar para transporte de passageiros e de carga, referida com frequência como Jumbo Jet ou Queen of the Skies (Rainha dos Céus). A sua corcunda na parte superior frontal da fuselagem faz com que seja uma das aeronaves mais reconhecíveis do mundo, sendo também a primeira do gênero produzida em massa.