Publicidade
Brasil

"O nome para a Fazenda não tem que sair agora", diz Maílson

Ex-ministro da pasta diz que declarações de Lula sobre gastos estão assustando o mercado.

Imagem da noticia "O nome para a Fazenda não tem que sair agora", diz Maílson
O ex-ministro Maílson
• Atualizado em
Publicidade

Ao contrário do que tem demonstrado boa parte do mercado financeiro, que age para pressionar no sentido de saber tão logo quanto possível o nome do ministro da Fazenda do governo Lula, o ex-ministro da pasta no governo Sarney (JAN-1988/MAR-1990), Maílson da Nóbrega, acha que o assunto mais importante no momento não é este. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

Em entrevista ao Poder Expresso, Maílson não se furta a classificar as declarações de Lula, à cerca dos gastos públicos e da responsabilidade social, como "tolices (sic)" e ainda como " uma série de asneiras" quando, por exemplo, diz que gastos com educação têm que ser encarados como gastos igualmente, e não como investimento, como o presidente eleito prefere manifestar. "Gasto é gasto. Não é porque vc rotula com qualquer nome que você muda a natureza dele", avalia Maílson.

Alta temperatura

As declarações do presidente eleito, segundo Maílson, estão assustando os mercados. O risco de encaminhar mal a política econômica, gerando um processo de gastos financiados com geração de dívida, pode levar a uma expansão da dívida pública sem controle. Exatamente o indicador do nível de solvência do setor público que pode provocar evasão de divisas, abandono de posições de investimento, que podem aumentar a inflação. " Aí quem paga é o mais pobre, exatamente quem o Lula quer proteger", afirma Maílson. 

Nome em questão 

Maílson concorda ainda que, como visto nos últimos giros dos pregões financeiros, os operadores estão muito ativos no sentido de pressionar por uma definição do próximo ministro da Fazenda. Mas esta definição não tem que necessariamente sair agora. " No primeiro governo Lula, ele anunciou o Palocci a três semanas da posse e tudo bem", lembrou.

Veja abaixo a entrevista exclusiva de Maílson da Nóbrega ao Poder Expresso. 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade