"Proibir não é o melhor caminho", diz Dudu Godoy sobre autorregulação
Presidente do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário fala ao SBT News
SBT News
O presidente do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), Dudu Godoy, afirmou, em entrevista ao SBT News nesta 5ª feira (17.nov), que "proibir não é o melhor caminho", em relação à publicidade e, por isso, defende a autorregulação.
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"Nós compomos uma autorregulação do mercado publicitário para, no fundo, beneficiar o consumidor, melhorar, fazer e estabelecer uma relação com regras para melhorar a relação da publicidade e, por sua vez da população", diz.
Confira a entrevista:
SBT News -- Conta para gente o que é o CENP e a participação dele nesse evento da Abert?
Dudu Godoy -- O CENP é o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, que é composto pelos anunciantes, os veículos de comunicação, as agências de publicidade e os elos digitais, todas as plataformas, etc.
"Nós compomos uma autorregulação do mercado publicitário, para, no fundo, beneficiar o consumidor e as pessoas".
Esse é o objetivo principal, é melhorar, fazer, estabelecer uma relação com regras, para melhorar a relação da publicidade e por sua vez da população. Esse é o benefício que a população recebe.
"Essa autorregulação é o que estabelece regras para o mercado publicitário privado, das relações de todos os consumos, dos produtos, serviços, e para a segurança jurídica na publicidade pública".
O CENP estabelece, está na lei 1.232, que estabelece de como que é o contrato publicidade através dos órgãos públicos, seja ele Municipal, Estadual ou Federal, através de uma regra, para que a pessoa que contrata ou ente público tenha a segurança jurídica para contratar serviços de publicidade através de agências, veículos...
Como que contrato a mídia que são regras estabelecidas. Essas regras, todo o conceito de autorregulação, que essas regras, é importante para não ter regras, para não ser estabelecida através de lei.
É proibido fazer isso, é proibido fazer aquilo, é proibido fazer aquilo que, geralmente, a lei vem através desse mecanismo.
E nós acreditamos que é o pior caminho é você proibir. O melhor caminho é, entre nós todos, inclusive, com a participação de entes públicos, de fiscalização, como todos os órgãos de fiscalização público.
Além disso, dos órgãos de iniciativa privada, como, por exemplo, você tem o da Criança e Adolescente [ECA], o conselho nacional da infância, juventude, criança.
Nós temos, por exemplo, o Procon, participa das nossas relações, para muitas vezes dizer, "olha, eu posso fazer isso? Como que é a lei?" e estabelecer uma relação de regras, para que a gente atue conforme o combinado entre todas as partes.
SBT News -- O próprio mercado estabelecendo as suas regras, para não ficar refém de leis, como o senhor destacou, isso acaba garantindo vantagens para o consumidor, que não fica exposto a um ambiente de publicidade de vale-tudo e, consequentemente, o próprio mercado vai se regulando também, seria isso?
Dudu Godoy -- Esse é o grande ponto que é a regulação, ela estabelece o princípio de melhorar a possibilidade ou diminuir a possibilidade de você ser nocivo.
Por exemplo, é que é uma atribuição também de outra entidade importante no mercado e reconhecida no Brasil e reconhecida no mundo e em vários países, exemplo do Brasil, que é o Conar, que é uma autorregulamentação publicitária.
Que é composto também por todos os entes da publicidade e todos os envolvidos, dos consumidores, entidade de consumo, que estabelece uma relação de como estabelece uma relação de como que vão ser as regras de publicidade.
"Até onde faço uma publicidade e que você pode reclamar sobre a minha publicidade dizendo, 'olha essa sua publicidade afeta determinado padrão'. Em vez de ir para a justiça, que demora anos e, talvez, mas meses, até você ter essa ação da Justiça, você recorre ao Conar".
O Conar é rápido, ele decide e atua. E aí, sim, é retirada publicidade, no caso de culpado, vamos dizer assim, ou não, estabelece dizendo o seguinte, a publicidade é ok.
Então você estabelece e isso é muito importante porque você não tem o prejuízo do tempo.
Porque se faço uma publicidade contra você ou contra a sua empresa.
É até você ir para justiça, até isso a publicidade já fez o efeito estragar uma relação boa do seu produto, por exemplo, quando falo mal do seu produto.
Isso é ruim, porque você vai demorar tempo para você ter esse benefício, vamos dizer, de ser rápido para tirar a publicidade e você não ter esse prejuízo do seu produto.
SBT News -- Dentro desse ambiente autorregulado de publicidade, fazendo com que as regras sejam claras. Mas, também não em positivas por forma de lei, a gente vê que é um ambiente que por ele ter todas essas questões são reguladas, ele acaba também sendo bastante benéfico para aquele que anuncia. Qual é a relação de investimento e retorno daquilo que o anunciante faz?
Dudu Godoy -- Não só o anunciante como os próprios veículos de comunicação, as agências, as plataformas, o que gira em torno da publicidade.
Nós contratamos, o CENP contratou uma consultoria da Deloitte, que, na verdade, ela também faz esse estudo no mundo inteiro e logicamente precisávamos fazer aqui no Brasil.
E foi através da contratação desse estudo do CENP, que a Deloitte fez um levantamento de qual o impacto do investimento da publicidade no impacto para a economia do Brasil.
"Então, em cada R$ 1 investido em publicidade gera na economia R$ 8,58. R$ 8,58 para cada real investido em publicidade".
A publicidade ela gera negócios, ela traz benefício direto para a economia, porque você é estabelece relações de serviços, consumo, produtos e tudo mais, para você estabelecer uma relação do que a gente chama de girar o dinheiro, estabelecer compra é regras.
Por exemplo, uma Black Friday, por exemplo, que está agora, vamos ter agora, só se fala nisso, tirando a Copa.
Quer dizer, é o que gira, imagina quanto que você gera e sem a publicidade no Black Friday, não teria [publicidade]...
E como você vai saber sem a publicidade do determinado produto que está em promoção, de quanto que é, para você fazer, inclusive, comparação de preço.
Se eu não anuncio, não consigo contratar. Como você vai ver o meu preço, se eu não anuncio? Você vai ter que ir à loja, pegar uma etiqueta e fazer a comparação? Isso não existe! Você não vai perder venda. Então, você tem que anunciar.
"Ao anunciar você faz a concorrência e faz girar a economia".
SBT News -- Qual é a mensagem final que você deixa aqui para quem está acompanhando o SBT News interessados no evento?
Dudu Godoy -- Olha esse tipo de evento, o congresso, a relação entre quando você discute a sociedade e o mercado, eu acho que é o melhor caminho.
Nós já sabemos disso, quer dizer, o melhor caminho é a discussão, é a referência, é o respeito ao que você tem e ao que tenho ou chamado democracia.
Que é a relação que não importa o que você pensa, o que eu penso. O que importa é o que eu penso, o limite onde posso chegar, e o limite onde você pode chegar e a gente pode chegar em alguma coisa.
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A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), promoveu nos dias 16 e 17 de novembro, o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília.
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