Bebês começam a ser vacinados contra a covid-19
Médicos orientam que pais procurem o postos de saúde o quanto antes
Paola Cuenca
A vacinação contra a Covid-19 em crianças de seis meses a três anos incompletos e com comorbidades deve começar na semana que vem. Cada estado vai definir o calendário da aplicação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No Distrito Federal (DF), as vacinas da Pfizer para bebês chegaram nesta 6ª feira (11. Nov). O imunizante aprovado pela Anvisa no mês de setembro chegou ao Brasil no final de outubro, mas só começou a ser distribuído nesta 5ª feira (10.nov).
A recomendação do ministério da Saúde é que as vacinas sejam aplicadas em três doses. O intervalo entre a primeira e a segunda deve ser de quatro semanas. Para aplicar a terceira dose é preciso esperar oito semanas. Vale lembrar que a vacina contra a covid pode ser aplicada junto com outras que façam parte do calendário do bebê.
Entre as comorbidades prioritárias, estão as doenças cardiovasculares, pulmonares graves, neurológicas e renais crônicas, além de síndrome de down, diabetes e hipertensão.
Segundo o ministério da Saúde, desde o início da pandemia até o final de outubro, foram confirmadas quase 1500 mortes por covid-19 em crianças menores de dois anos de idade.
O presidente, Renato Kfouri, do departamento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, recomenda que os pais busquem os postos de saúde para imunizar seus filhos. "Essas vacinas foram testadas exaustivamente, já são aplicadas em dezenas de países em todo o mundo e demonstraram e continuam demonstrando seu excelente perfil de segurança. As vacinas salvam vidas, as vacinas protegem, as vacinas são seguras e não vão trazer malefícios para as crianças", afirma.