Publicidade
Brasil

Exposição em São Paulo homenageia vida e obra de Vinícius de Moraes

Com fotos, cartas, vídeos e manuscritos inéditos, mostra será aberta ao público nesta 6ª feira (21.out)

Imagem da noticia Exposição em São Paulo homenageia vida e obra de Vinícius de Moraes
Vinícius de Moraes
• Atualizado em
Publicidade

Mais viva do que nunca, está a lembrança de Vinícius de Moraes. "A arte do encontro", frase que ele mesmo usava para definir a vida, se faz presente em cada canto da exposição... ao lado de Tom Jobim e Chico Buarque quando eles ainda eram jovens; ou na roda de conversa, em que o grande poeta Manuel Bandeira aparece.

Vinícius gostava de gente e de estar entre amigos, como conta a neta. "O Vinícius tinha essa capacidade infinita de amar, de fazer amigos, tinha um interesse genuíno pelo outro", observa Júlia Moraes.

São centenas de documentos, entre fotos, vídeos, cartazes de filmes, capas de discos. A grande maioria, original e inédita. Manuscritos com versões preliminares das músicas 'Chega de Saudade' e 'Garota de Ipanema', e uma carta escrita, em setembro de 1964, a Tom Jobim, a quem o poeta se referia como "Tonzinho querido". Dessa amizade, nasceu uma parceria que mudou os rumos da música popular brasileira.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A exposição mostra os vários lados deste homem que completaria 109 anos nesta 4ª feira (19.out). Poeta, compositor, dramaturgo... era um gênio em todos os papéis. "A poesia dele, eu acho que é um ponto alto da música popular brasileira no século XX", acrescenta a curadora da exposição Helena Severo.

Vinícius era carioca, da Zona Sul do Rio de Janeiro. Amava tanto o mar que fez poemas e canções que tiveram a praia como cenário principal. Olhando todo esse acervo, é possível sentir como era a relação do poeta com a cidade e com as pessoas. É uma forma de dizer "Chega de Saudade", pelo menos durante a visita.

A exposição "Vinicius de Moraes: por toda a minha vida" será aberta ao público nesta 6ª feira, 21 de outubro, no Farol Santander, e ficará em cartaz até 23 de fevereiro de 2023. Os ingressos custam R$ 30.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade