Pesquisadores desenvolvem gel de cicatrização a partir da casca do camarão
Produto desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande pode ajudar pacientes com diabetes
Diego Almeida
Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, desenvolveram um gel capaz de ajudar no tratamento de ferimentos com difícil cicatrização, como é o caso de pessoas com diabetes. O novo produto é à base de uma substância encontrada na casca do camarão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De um alimento tão conhecido na culinária dos brasileiros, uma solução. Foi à base da quisotana, uma substância extraída da casca do camarão, que pesquisadores da UFCG desenvolveram um gel capaz de promover a cicatrização de ferimentos em pessoas com diabetes.
A iniciativa faz parte da pesquisa da mestranda em Engenharia de Materiais Barbara Queiroz, que viu nos benefícios da casca do camarão, já constatados pela universidade, a possibilidade de ajudar pessoas com diabetes a se recuperarem.
Mas para que esse produto chegasse a quem reamente precisa, um longo trabalho de pesquisa foi desenvolvido. Através de muito estudo, foi possível garantir também que até mesmo pessoas alérgicas ao camarão possam usar o gel.
E com tantos resultados positivos, que colocam Campina Grande em uma posição de destaque nacional quando o assunto é ciência, a equipe de pesquisadores já está de olho nos próximos produtos feitos à base dessa mesma substância.