Publicidade
Brasil

Anvisa determina recolhimento de lotes de ingrediente contaminado

Investigações detectaram envolvimento dos lotes nos casos de intoxicação de cães

Imagem da noticia Anvisa determina recolhimento de lotes de ingrediente contaminado
Frente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Reprodução)
• Atualizado em
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, distribuição, manipulação e uso de dois lotes de propilenoglicol (AD5035C22 e AD4055C21), além de determinar o recolhimento destes, por meio de resolução publicada nesta 2ª feira (12.set) no Diário Oficial da União (DOU).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O motivo é que "investigações conduzidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) detectaram o envolvimento inicial dos lotes" nos casos de intoxicação de cães por consumo de produtos da Bassar, e "se trata de matéria-prima que tem uso previsto como aditivo alimentar com indícios de distribuição do produto a empresas do ramo de alimentos".

Conforme a agência, o Mapa analisou as remessas preliminarmente e, assim, detectou que o ingrediente está contaminado por etilenoglicol. Esta substância, diz a Anvisa, "é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo inclusive levar à morte, quando ingerido". A orientação para empresas que tenham adquirido os lotes é contatar a Tecno Clean para devolvê-los. "Adicionalmente, caso identifiquem que o uso dos lotes contaminados tenha ocorrido, essas empresas devem de imediato adotar medidas, incluindo a investigação imediata de potencial contaminação e todas as outras ações necessárias para evitar o consumo do produto", fala a Anvisa.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade