Anvisa determina recolhimento de lotes de ingrediente contaminado
Investigações detectaram envolvimento dos lotes nos casos de intoxicação de cães
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, distribuição, manipulação e uso de dois lotes de propilenoglicol (AD5035C22 e AD4055C21), além de determinar o recolhimento destes, por meio de resolução publicada nesta 2ª feira (12.set) no Diário Oficial da União (DOU).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O motivo é que "investigações conduzidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) detectaram o envolvimento inicial dos lotes" nos casos de intoxicação de cães por consumo de produtos da Bassar, e "se trata de matéria-prima que tem uso previsto como aditivo alimentar com indícios de distribuição do produto a empresas do ramo de alimentos".
Conforme a agência, o Mapa analisou as remessas preliminarmente e, assim, detectou que o ingrediente está contaminado por etilenoglicol. Esta substância, diz a Anvisa, "é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo inclusive levar à morte, quando ingerido". A orientação para empresas que tenham adquirido os lotes é contatar a Tecno Clean para devolvê-los. "Adicionalmente, caso identifiquem que o uso dos lotes contaminados tenha ocorrido, essas empresas devem de imediato adotar medidas, incluindo a investigação imediata de potencial contaminação e todas as outras ações necessárias para evitar o consumo do produto", fala a Anvisa.
Veja também: