Em São Paulo, 7 de Setembro é celebrado no Parque da Independência
Aos pés do monumento da Independência do Brasil, a história foi encenada e recontada
Simone Queiroz
O frio e a chuva não impediram os paulistanos de festejar o bicentenário do 7 de Setembro. No Parque da Independência, o público assistiu a um espetáculo, a céu aberto, sobre o grito do Ipiranga. Na mesma região, ainda aconteceu o tradicional desfile cívico-militar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Após dois anos de pandemia, uma festa como antes para celebrar a Independência em várias cidades do país. Militares e estudantes desfilaram para o povo.
Em São Paulo, a diferença é que dessa vez foi na avenida que leva ao Museu do Ipiranga, recém reaberto.
São 200 anos para relembrar o dia em que Dom Pedro I virou uma página da história do Brasil. Dois séculos depois já sabemos que nem tudo foi do jeitinho como os livros nos contavam. O grito foi bem menos pomposo, mas isso não diminui a importância daquele 7 de Setembro, inspiração para os heróis de hoje que ainda clamam por Independência.
Nos jardins do Museu do Ipiranga, aos pés do monumento da Independência do Brasil, a história foi encenada e recontada. Estava, claro, Dom Pedro I, interpretado pelo ator Caco Ciocler.
"Tem tanta gente precisando ainda dar esse grito, e ter esse grito reconhecido. Acho que essa é a grande mensagem do espetáculo", afirma o ator.
Leia também: