Farmácia online que vende cannabis medicinal é inaugurada no Brasil
Produtos à base de maconha são usados no tratamento de diversas doenças
Aline Ribeiro
Comprar cannabis medicinal em uma farmácia online já é realidade para os brasileiros. A primeira do Brasil foi inaugurada nesta 5ª feira (25.AGO), em maringá, no Paraná.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O músico Ronaldo Francisco da Silva foi tentar a vida em Portugal. Lá, conheceu a esposa e tiveram três filhos. A situação da família mudou quando nasceu a caçula, Chiara. aos três meses, ela começou a ter crises epilépticas e o tratamento convencional não deu resultado. O canabidiol, que não é legalizado no país europeu, amenizou o sofrimento da garotinha, hoje com seis anos.
O pai decidiu voltar ao Brasil com a família para ter acesso ao medicamento: "ela tinha 3, 4, 5 horas de crises por mês e passou a 30 segundos de repente. Estive seis meses com advogado lutando na justiça e tal, fez laudo médico com o médico dela, o neurologista, aí a justiça federal liberou pagando o medicamento, que é muito caro", conta Ronaldo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária regulamentou todo o processo para a produção e a comercialização de medicamentos à base de cannabis. A venda deve ser feita exclusivamente por farmácias sem manipulação, ou drogarias autorizadas pela Anvisa e com apresentação de prescrição médica.
"O canabidiol está sendo usado já há algum tempo na pediatria e com o autismo, com as epilepsias, no alzheimer também, e dores diversas para a ansiedade para depressão", explica o reumatologista Marco Rocha Loures.
A Cannect é uma empresa que pretende facilitar o acesso a esses produtos. Inaugurada em Maringá, no Paraná, é a primeira farmácia online brasileira, com entrega de medicamentos à base da cannabis.
"Nós oferecemos um suporte amplo para o médico e, além disso, uma retaguarda assistencial para acompanhar todos os pacientes dando feedbacks para o médico de como o paciente está reagindo", diz Rafael Pessoa, diretor médico da Cannect.
Leia também: