Brumadinho: Vale é multada em R$ 86,3 milhões pela CGU
União entende que empresa não prestava "informações fidedignas", que ajudariam a evitar o acidente
Pablo Valler
A Controladoria-Geral da União (CGU) multou a mineradora Vale em R$ 86,3 milhões nesta 2ª feira (15.ago), como resultado do processo sobre o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), que aconteceu em janeiro de 2019. A CGU concluiu que a mineradora "deixou de apresentar informações fidedignas no sistema da Agência Nacional de Mineração (ANM) em relação à Barragem I".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar do acidente ter originado a ação, o motivo da multa, de acordo com a CGU, é uma Declaração de Condição de Estabilidade, que considerou "positiva" a estrutura analisada entre junho a setembro de 2018. No entendimento do órgão, a declaração deveria ter sido "negativa".
"Tais circunstâncias consistiram em ato lesivo à administração pública por dificultar a fiscalização da autarquia de mineração", informa o relatório publicado pela CGU.
A mideradora contestará a multa. Em comunicado informou: "A Vale discorda da condenação e apresentará nos próximos dez dias pedido de reconsideração ao Senhor Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União".