Presidente do México fala em "diálogo e respeito" após Trump anunciar que vai enviar militares à fronteira
Nas redes sociais, Claudia Sheinbaum Pardo destacou que "a cooperação sempre será símbolo" da relação entre os dois países
SBT News
A presidente do México, Claudia Sheinbaum Pardo, falou em "diálogo e respeito", ao parabenizar Donald Trump pelo retorno à Casa Branca, na segunda-feira (20).
+ "A era de ouro dos Estados Unidos começa hoje", diz Donald Trump em discurso inaugural
Em uma publicação nas redes sociais, a líder mexicana afirmou que "a cooperação sempre será símbolo" da relação entre os dois países.
Claudia, no entanto, não comentou o discurso de Trump, que afirmou que vai declarar emergência na fronteira sul dos EUA, o que permite que militares sejam enviados à região. O objetivo é barrar a entrada de imigrantes ilegais.
+ Trump concede perdão presidencial a cerca de 1.500 condenados por ataque ao Capitólio
"Todas as entradas ilegais serão encerradas imediatamente e vamos dar início ao processo de devolver imigrantes ilegais ao lugar de onde eles vieram. Vamos ter uma política para que eles permaneçam no México. Enviarei tropas para a fronteira do Sul para dar um fim às invasões criminosas no nosso país", discursou Trump após a posse. O republicano decretou emergência nacional na fronteira Sul.
+ Gesto de Musk em evento da posse de Trump é comparado a saudação nazista
O republicano também destacou que, além do envio de tropas, os Estados Unidos vão considerar cartéis como organizações terroristas.
Veja a publicação da presidente do México Claudia Sheinbaum Pardo:
"Em nome do Governo do México, felicito Donald Trump pela sua tomada de posse como 47º presidente dos Estados Unidos da América. Como vizinhos e parceiros de negócios, o diálogo, o respeito e a cooperação serão sempre o símbolo do nosso relacionamento".