Queiroga reforça importância de vacinação contra poliomielite
Taxa de imunização caiu significativamente no decorrer da pandemia de covid-19
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou, nesta 4ª feira (10.ago), a importância da vacinação contra a poliomielite. Em publicação nas redes sociais, o político afirmou que as taxas de cobertura vacinal infantil estão em queda no mundo inteiro, o que ameaça a volta de doenças já erradicadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Precisamos agir agora, para evitar a reintrodução de enfermidades como a poliomielite, a rubéola, bem como controlar casos de sarampo e febre amarela. É inaceitável que pessoas, em especial as crianças, adoeçam e morram de doenças para as quais já existe vacina há muitos anos", escreveu Queiroga.
Ele fez menção à campanha nacional de imunização contra a Poliomielite e Multivacinação, iniciada no último domingo (7.ago). O objetivo é vacinar pelo menos 95% das mais de 14 milhões de crianças entre um e cinco anos até o dia 9 de setembro.
+ Covid-19: São Paulo começa a aplicar 4ª dose da vacina em maiores de 18 anos
Embora 90% da população reconheça a importância das vacinas, segundo pesquisa do Ibope Inteligência, três em cada dez crianças brasileiras não foram imunizadas contra doenças potencialmente fatais. A situação se agravou ainda mais com a pandemia de covid-19, que fez os números de imunização caírem de 93%, em 2019, para 71%, em 2021.