Publicidade
Brasil

UFG desenvolve teste rápido para detectar varíola dos macacos

Exame é realizado com equipamentos simples de laboratório e fica pronto em aproximadamente 40 minutos

Imagem da noticia UFG desenvolve teste rápido para detectar varíola dos macacos
Custo médio de produção por unidade do exame ficaria em torno de R$ 3 | Divulgação
• Atualizado em
Publicidade

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram um teste rápido e barato para detectar a varíola dos macacos. Segundo informado, o exame é feito com insumos 100% nacionais e, pelos cálculos, o custo médio de produção por unidade ficaria em torno de R$ 3.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O teste é realizado com equipamentos simples de laboratório e fica pronto em aproximadamente 40 minutos. Caso a cor do líquido do tubo fique vermelha, o resultado é negativo para a doença. Já se ficar amarelo, é positivo. O exame identifica o vírus no início dos sintomas, o que agiliza o diagnóstico e o tratamento.

O exame foi desenvolvido com base em testes de covid-19 e do zika vírus, detectando o DNA do vírus e amplificando o material genético de maneira rápida. De acordo com os pesquisadores, o teste foi desenvolvido em três semanas pelo Laboratório de Biomicrofluídica do Instituto de Química (IQ) da UFG.

+ Cidade de SP acumula 80% dos casos de varíola dos macacos no estado

+ Surto de varíola dos macacos pode virar pandemia, dizem especialistas

Até o momento, uma morte e mais de 2 mil casos da varíola dos macacos já foram registrados no Brasil. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro lideram o número de infecções, com 1,6 mil e 230 ocorrências, respectivamente. Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o segundo pedido de registro para testes da doença.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade