Vídeo: grupo responsável por crimes cibernéticos é alvo de operação da PF
Investigados são especializados em invasão de e-commerces para furto de dados de cartões de crédito
Camila Stucaluc
A Polícia Federal realiza, na manhã desta 3ª feira (9.ago), a operação Singular 2, que tem como objetivo desarticular um grupo responsável por crimes cibernéticos. São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo os agentes, os investigados são especializados em invasão de e-commerces para furto de informações de cartões de crédito armazenados nos bancos de dados. Além de vendidos em sites, os dados eram utilizados em compras fraudulentas, gerando grande prejuízo ao comércio e às instituições bancárias.
Para facilitar o esquema, os valores obtidos eram movimentados, sobretudo, em criptoativos. No total, estima-se que o prejuízo atinja a quantia de R$ 125 milhões, uma vez que o grupo atuava antes de 2019.
+ Dois reféns e R$ 2 milhões roubados: gangue do Pix faz vítimas em SP
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, cujas penas são de três a oito anos de reclusão, bem como de furto qualificado, com penas de dois a oito anos de reclusão. Outros delitos ainda estão sob investigação policial e também podem ser aplicados aos suspeitos.