Anvisa decide banir o uso de agrotóxicos a base de Carbendazim no Brasil
Decisão acontece após estudos apontarem que o produto pode causar câncer, aborto espontâneo e má formação do feto
Débora Bergamasco
A Anvisa decidiu por banir o uso de agrotóxicos a base de Carbendazim no Brasil, nesta 2ª feira (8.ago). A decisão foi tomada por unanimidade pela diretoria colegiada da Agência, e assim que publicada será proibido importar e aplicar o produto manualmente por meio de tratores de cabine aberta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O fungicida foi suspenso preventivamente em junho de 2022 e era usado para pulverizar lavouras e para auxiliar no tratamento de sementes. Após a decisão a substância não poderá mais ser fabricada no país em três meses. Já comercialização de itens relacionados com cardebendazim não será mais permitida em até seis meses.
Fora do Brasil, o fungicida foi banido há mais de dez anos no Estados Unidos e em outros países da Europa. Ele era usado para cultivo de produtos do cotidiano como arroz, feijão, soja, milho, trigo e cevada.
Segundo o professor da Unicamp, José Luiz da Costa, Coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, não há justificativa para o ser humano ficar exposto a está substância que é cientificamente comprovado que causa danos à saúde.
O SBT News procurou as entidades que representam produtores rurais, mas que não quiseram se manifestar sobre a decisão.
Leia também: