Publicidade
Brasil

"As instituições brasileiras são sólidas", defende Barroso

Ministro disse não acreditar em golpe e apontou apoio de empresários e sociedade civil à carta da democracia

Imagem da noticia "As instituições brasileiras são sólidas", defende Barroso
O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, foi um dos palestrantes do congresso da Abraji
• Atualizado em
Publicidade

Instituições "extremamente sólidas mesmo diante de campanhas de descredibilização". Essa foi a forma com a qual o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), analisou os convites aos atos de 7 de Setembro e o cenário democrático brasileiro. A declaração foi dada nesta 6ª feira (5.ago) em São Paulo, no 17° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). 

"No 7 de Setembro passado se temia uma ação contra Supremo, Congresso e não aconteceu. As instituições foram adequadamente preservadas pelas Forças de Segurança. Imaginávamos manifestações, coisas armadas, mas ninguém fez nenhuma manifestação inadequada", declarou. "É claro que você tem ameaças pontuais, e aqui é preciso fazer uma distinção que deliberadamente se confunde na vida brasileira", completou Barroso. 

O ministro também disse acreditar que não há uma clima para golpe, pelo apoio geral à movimentos pela democracia. Cenário diferente ao de 1964, conforme analisou o magistrado que esteve no comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até fevereiro de 2022. 

Barroso ainda defendeu a regulação da internet, citando a importância de parâmetros para a atividade econômica, a privacidade e medidas para evitar crimes on-line. "O dilema é controlar equipamentos sem afetar a liberdade de expressão", apontou. 

O SBT News é parceiro da Abraji. Além do apoio ao evento, o editor-chefe do portal, Leonardo Cavalcanti, participou do congresso como palestrante em um debate a respeito do lobby de armas e cobertura da imprensa. A conversa também contou com a participação de Alice Maciel, repórter, e Bruno Fonseca, editor e repórter. Ambos da Agência Pública. O debate foi mediado pela diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.

O congresso da Abraji ocorre de maneira presencial dos dias 5 a 7 de agosto, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade