Vacina que protege bebês contra tuberculose está esgotada em algumas cidades
Ministério da Saúde negou desabastecimento do imunizante no Brasil

Leandro Trindade
A vacina BCG, que é aplicada nos primeiros dias de vida do bebê e protege contra a tuberculose, está esgotada em algumas cidades brasileiras. Entre elas está Cuiabá, capital do Mato Grosso.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A minha filha e o meu genro foram vacinar [a minha neta] com a BCG, mas não encontraram o imunizante nos postos de saúde. Falaram para eles que só no particular", afirmou a aposentada Rosemari Carvalho em entrevista ao SBT. A neta dela, Isabela, tem apenas 7 dias. A família pagou R$ 145 pela dose.
A vacina, de aplicação obrigatória, é a primeira do cartão de vacina de toda criança. Enquanto não recebe novas remessas da BCG, a Prefeitura de Cuiabá está cadastrando os recém nascidos não vacinados para que os pais sejam chamados aos postos de saúde assim que cheguem as novas doses.
Em nota, o Ministério da Saúde negou o desabastecimento de BCGs no Brasil e afirmou que os problemas pontuais são resultados de uma readequação da quantidade no processo de compra e autorização alfandegária, já que o produto é importado. A previsão é que as doses estejam liberadas para Mato Grosso até o final desta semana.