Associação do narcotráfico com crimes ambientais eleva violência em Manaus (AM)
Capital é uma das seis que registrou aumento de mortes violentas, na contramão da média geral do país
Izaias Godinho
A associação do narcotráfico com crimes ambientais é um dos motivos para Manaus (AM) figurar entre as seis capitais que registraram aumento na criminalidade, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O país registrou queda de 6% no número de mortes violentas em um ano, enquanto a capital do Amazonas registrou alta de 48,9%. Das seis cidades, quatro estão na região Norte. Entre os fatores, a associação dos traficantes com criminosos ambientais, que cometem grilagem, garimpo ilegal e desmatamento.
Crimes que resultam na morte de inocentes que combatiam e denunciavam delitos, como o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, mortos a tiros com munição de caça no Vale do Javari.
Com a Amazônia refém de organizações criminosas, somente o aumento em investimentos para a integração das autoridades federais e estaduais no combate à criminalidade reduziria os números assustadores.
Facções criminosas em confronto também contribuíram para a elevação da violência na região, com brigas por territórios para a venda de drogas, além de acertos de contas que motivam lesões corporais, latrocínios e homicídios.
LEIA MAIS: