Saúde planeja recomendar 4ª dose da vacina para pessoas acima de 50 anos
Atualmente, pasta recomenda reforço para cidadãos com 60 anos ou mais
Guilherme Resck
O Ministério da Saúde planeja recomendar a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas acima de 50 anos. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no evento em que assinou portaria regulamentando a telessaúde no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Foi na atenção primária que nós fizemos a diferença. A nossa potente campanha de vacinação. Já distribuímos mais de 500 milhões de doses de vacina e 80% da população brasileira já tem o esquema vacinal completo, bem como a primeira dose de reforço. Avançamos bastante, mais de 50 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose de reforço e já avançamos na segunda dose de reforço e planejamos aplicar a segunda dose de reforço em todos aqueles acima de 50 anos", afirmou o ministro.
Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da quarta unidade do imunizante (segunda de reforço) em pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a terceira há pelo menos quatro meses. A substância utilizada deve ser a da Pfizer, Janssen ou da AstraZeneca, independentemente da que a pessoa tomou anteriormente.
O SBT News questionou ao ministério se já há uma data para a recomendação ser alterada e o que a pasta está aguardando. A reportagem será atualizada assim que houver retorno. Na semana passada, a prefeitura de São Paulo enviou à pasta um ofício com pedido de autorização para aplicar a quarta dose da vacina contra a covid em profissionais de saúde de todas as faixas etárias e em pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades, além da terceira dose nos adolescentes de 12 a 17 anos.
Veja também: