Reino Unido se junta aos EUA e anuncia envio de mísseis à Ucrânia
Kremlin alertou para "cenários absolutamente indesejáveis e desagradáveis"
Giovanna Colossi
O Reino Unido anunciou nesta 5ªfeira (2.jun) que irá enviar sofisticados sistemas de foguetes de médio alcance para a Ucrânia, juntando-se aos EUA e à Alemanha na promessa de equipar a nação com armas avançadas para derrubar aeronaves e destruir artilharia do exército russo..
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
As armas ocidentais têm sido fundamentais para o sucesso da Ucrânia em bloquear as forças armadas muito maiores e mais bem equipadas da Rússia na guerra que chega em seu 99º dia, com ferozes combates em andamento pelo controle de Donbass, a região industrial oriental do país.
O Kremlin alertou para "cenários absolutamente indesejáveis e bastante desagradáveis" se as últimas armas fornecidas pelo Ocidente forem disparadas contra a Rússia.
"Este bombardeio de armas [na Ucrânia] trará mais sofrimento, que é apenas uma ferramenta nas mãos dos países que fornecem armas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
As forças russas continuaram a atacar vilas e cidades durante a noite e a apertar o controle sobre a cidade oriental de Sievierodonetsk. O ministério da Defesa da Grã-Bretanha informou que a Rússia capturou a maior parte da cidade, uma das duas na província de Lugansk que permanece sob controle ucraniano.
* Com informações da Associated Press