Publicidade
Brasil

Postos têm até sábado para mudar a forma de mostrar preços dos combustíveis

Os painéis deverão mostrar apenas dois números depois da vírgula e não três, como é hoje

Imagem da noticia Postos têm até sábado para mudar a forma de mostrar preços dos combustíveis
preço posto de combustível
• Atualizado em
Publicidade

Os postos de combustíveis têm até sábado para mudar a forma de mostrar os preços nos painéis e nas bombas, segundo a nova regra da Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP). Os painéis deverão mostrar apenas dois números depois da vírgula e não três, como é hoje.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para Pedro Fernandes, motorista de aplicativo que abastece com frequência, a mudança vai deixar mais claro o preço do litro do combustível: "a gente quando olha assim, não vê os números direito, são tantos números que fica até confuso com a gente, então, vai ficar muito mais fácil".  

Os cerca de 43 mil postos espalhados pelo Brasil terão até o próximo sábado (7.mai) para se adequar às novas regras. Nas bombas, o terceiro dígito vai continuar aparecendo, só que ele tem que estar travado no zero. Dessa forma não será necessário mudar o visor das bombas, um custo que acabaria sendo repassado ao consumidor.

O presidente do Sindicato de Comércio de Combustíveis do Distrito Federal diz que a mudança não deve trazer gastos extras para os postos, mas alerta: quem não cumprir a determinação da Agência Nacional do Petróleo pode ser multado.

"Aquele empreendedor que às vezes usa outdoor, placas espalhadas pela cidade, ele obrigatoriamente vai ter que trocar todos os seus outdoors, toda a sua parte comercial, inclusive em sites, televisão e todos os meios de comunicação ele vai ter que trocar isso", diz Paulo Tavares, presidente do Sindicombustíveis do Distrito Federal.

Para o diretor-geral do Procon do Distrito Federal, Marcelo Nascimento, a mudança vai trazer mais transparência para o consumidor na hora de abastecer: "pro consumidor, é o impacto visual, pra ficar mais fácil pra ele identificar o preço do combustível que ele vai comprar, somente com duas casas decimais após a vírgula, e é o nosso sistema monetário".

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade