Inep divulga prazo para inscrições no Enem 2022; veja datas
Provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, a partir das 13h30
Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 terão entre os dias 10 e 21 de maio para se inscrever. O prazo foi divulgado no Diário Oficial da União desta 6ª feira (29.abr), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a portaria, os cadastros, tanto para a prova impressa como digital, devem ser realizados virtualmente, na Página do Participante. Nela, o candidato também terá que optar pela prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol. Para aqueles que não conseguiram a isenção, a taxa será de R$ 85 e deverá ser paga até o dia 27 de maio.
Assim como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos seguidos. Neste ano, as provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia de exame serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, enquanto o segundo dia contará com questões sobre ciências da natureza e matemática.
Os locais de prova devem ser divulgados ao longo do ano, mas, como de costume, o horário para a abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas, por sua vez, será às 13h30 em ambos os dias.
Isenção
Aqueles que tiveram o pedido da isenção da taxa de inscrição negado têm até esta 6ª feira (29.abr) para recorrer da decisão. O resultado da solicitação segue disponível na Página do Partipante, onde mais de 1,9 milhão de estudantes realizaram o processo.
Para solicitar a isenção da taxa, o estudante deve declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A iniciativa também contempla candidatos que tenham concluído o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
Leia também
+ Prouni: Senado aprova ampliação para alunos de escolas privadas sem bolsa
+ Mais de 127 mil estudantes já renegociaram dívidas do Fies