Brasil se destaca como recordista mundial de reciclagem de latas de alumínio
Cerca de 99% do material comercializado em solo nacional é reutilizado, segundo ministério do Meio Ambiente

SBT News
O Brasil é recordista mundial em recolhimento e reciclagem de latas de alumínio. Os números e recordes em logística reserva foram divulgados durante evento do Ministério do Meio Ambiente. Em 2021, 98,7% de todo material comercializado no país foi reaproveitado. Das mais de 414 mil latas vendidas, 409 mil foram reaproveitadas de alguma maneira.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo André França, secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, esse é um sistema que funciona e faz com que outros se inspirem para melhorarem também.
Em 2021, foram poupadas 2 milhões de toneladas de bauxita, mineral utilizado para produção do alumínio, pois para cada um quilo de lata reciclada, são poupados cinco quilos do mineral. Entre 2019 e 2021, a reciclagem proporcionou uma redução de 65% no consumo de água, 70% do consumo de energia e os mesmos 70% de redução nas emissões de gases do efeito estufa.
No Brasil, mais de 800 mil catadores são beneficiados com o programa de logística reserva de latas de alumínio, gerando renda de mais de R$ 5 bilhões anuais. O país conta com 36 centros de coleta que atendem todo o território nacional, que garantem o destino correto para os materiais.
O governo federal assinou um acordo, em 2020, com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de alumínio (Abralatas) que determinou que as indústrias de reciclagem façam a compra do material coletado a preço de mercado. Além da criação de uma entidade gestora, o que proporcionou o lançamento do programa Cada Lata Conta, resultando em diversos benefícios para os catadores do material e para o setor.
Leia também:
+ Daniel Silveira será membro de cinco comissões da Câmara
+ Prouni: Senado aprova ampliação para alunos de escolas privadas sem bolsa
+ Câmara aprova volta da gratuidade no despacho de bagagens em voos