RJ: Ocupação hoteleira para feriado de carnaval chega a quase 80%
Bairros de São Conrado e Barra da Tijuca são os favoritos entre turistas
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio de Janeiro (Abih-RJ) e HotéisRIO estima que o carnaval fora de época, adiado por conta da pandemia, terá ocupação média de 78% dos quartos de hotel cariocas. A expectativa é que até o início do carnaval, que começa nesta 5ª (21.abr), as reservas cheguem a 85%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca representam 80,60% das ocupações na cidade. No interior do Estado, a média é ainda mais alta: 90,26% dos quartos irão ser ocupados. Arraial do Cabo lidera a lista com 96,80% das ocupações, seguido por Cabo Frio (93,50%) e Armação dos Búzios (93,40%).
De acordo com pesquisas, os foliões que irão passar o carnaval no Rio de Janeiro serão, na maioria, turistas domésticos, correspondendo a 86% das reservas hoteleiras. A maior parte deles são paulistas, seguido de mineiros, os próprios cariocas e, em quarto lugar, os capixabas.
Famílias e casais são a grande maioria das reservas nos hotéis. Para esse feriado, a faixa etária fica um pouco diferente do convencional, uma vez que a predominância será de pessoas entre 31 e 40 anos. Jovens entre 21 e 30 anos ficam no quarto lugar entre as faixas etárias dos turistas que irão passar o carnaval na cidade maravilhosa.
Uma gradual volta de turistas estrangeiros é perceptível: eles representam 14% dos hóspedes durante o feriado no Rio de Janeiro e a grande maioria desembarca na cidade vindo dos Estados Unidos. Dentre os estrangeiros latino-americanos, os argentinos lideram, seguidos de chilenos e colombianos.
Leia também:
+ Prefeitura de São Paulo propõe Esquenta de Carnaval para julho
+ Qualifica Samba abre 1,8 mil vagas de cursos profissionalizantes
+ Rei Momo recebe a chave da cidade e declara aberto carnaval no Rio