Publicidade
Jornalismo

Secretário-geral da ONU propõe reuniões com Putin e Zelensky

Pedido foi enviado por meio de carta e tem como objetivo discutir acordo de cessar-fogo

Imagem da noticia Secretário-geral da ONU propõe reuniões com Putin e Zelensky
Guterres também ressaltou que o encontro com os líderes seria para avançar no acordo envolvendo os corredores humanitários | ONU
• Atualizado em
Publicidade

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu para ser recebido pelos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em encontros individuais. Segundo o porta-voz da entidade, Stéphane Dujarric, a solicitação foi feita por meio de cartas enviadas a ambos os chefes de Estados na última 3ª feira (19.abr).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No texto, Guterres destaca "um momento de grande perigo e consequências" no qual  "gostaria de discutir medidas urgentes para trazer a paz na Ucrânia e o futuro do multilateralismo com base na Carta das Nações Unidas e no direito internacional". 

Ele também ressaltou que o encontro seria para avançar no acordo de corredores humanitários no território ucraniano, garantindo a segurança dos civis que desejam deixar o país durante o conflito militar. Outro ponto abordado seria o envio de comboios de ajuda para os moradores, principalmente em áreas de maior conflito, como Mariupol, Donetsk e Luhansk.

+ Rússia pressiona Mariupol enquanto se concentra no leste da Ucrânia

De acordo com o monitoramento da ONU, mais de 12 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária na Ucrânia, incluindo víveres como comida, água, suprimentos e formas para o tratamento de doentes ou feridos. No início da semana, o Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos anunciou que mais de 2 mil civis já foram mortos desde o início da invasão russa.

Leia também

+ Vídeo: Rússia testa míssil intercontinental Sarmat

+ Número de refugiados ucranianos na Europa ultrapassa 5 milhões

+ Chanceler da Alemanha acusa Putin de ser responsável por crimes de guerra

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade