PF cumpre mandados contra grupo responsável por sonegação de impostos
Valores milionários eram procedentes da exploração e venda de ouro clandestina
SBT News
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta 3ª feira (5.abr), dez mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Pará e Mato Grosso. A operação tem como objetivo identificar um grupo responsável por sonegar o recolhimento de tributos fiscais, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com os agentes, a investigação do caso começou em agosto do ano passado, quando foram apreendidos 52 quilos de ouro, em barras, sem documentação fiscal no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. Laudos periciais apontaram que o minério apreendido é fruto de exploração clandestina, realizada na região norte do país.
Para auxiliar na operação policial, a Justiça Federal de São Paulo também determinou o bloqueio de ativos financeiros dos investigados, mantidos em contas bancárias ou qualquer espécie de investimento, até o limite de R$ 146.221.388,48 - valor calculado com base na quantidade de ouro comercializada ilegalmente e na aeronave utilizada para o transporte do material.
+ Grupo investigado por empréstimos ilegais é alvo de operação da PF
Os membros da organização criminosa podem responder por usurpação de bens da União, sonegação fiscal, falsidade ideológica e receptação.