Publicidade
Jornalismo

Rússia anuncia saída do Conselho da Europa

"A Rússia não tem nenhuma intenção de aturar as ações subversivas do Ocidente", diz ministro

Imagem da noticia Rússia anuncia saída do Conselho da Europa
sergei lavrov
• Atualizado em
Publicidade

Após invasão da Rússia à Ucrânia, o país - que estava suspenso do Conselho da Europa, organização de direitos humanos com sede em Estrasburgo, na França - anunciou sua saída da entidade. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, justificou a decisão russa "o curso dos eventos se tornou irreversível, e a Rússia não tem nenhuma intenção de aturar as ações subversivas do Ocidente". A informação foi dada pela agência de notícias estatal Tass.

Segundo Lavrov, o "comportamento hostil" dos países europes e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan em relação a Rússia a levaram a sair do Conselho da Europa.

O ministro criticou os membros da União Europeia e da Otan "a Rússia não tomará parte na tentativa da Otan e da UE de transformar a mais antiga organização europeia em mais um lugar de exaltação da supremacia e do narcisismo do Ocidente".

Fundado em 1949, o Conselho da Europa reúne 46 estados-membro sem a Rússia. O objetivo da entidade é defender os direitos humanos e a democracia no continente. Além disso, eles abrigam o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, uma jurisdição do Conselho da Europa.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade