"Situação quase de guerra", lamenta governador Cláudio Castro
Castro visitou o Morro da Oficina, região mais atingida pelo temporal em Petrópolis
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, visitou na manhã desta 4ªfeira (16.fev), o Morro da Oficina, região mais atingida pelos desabamentos e alagamentos causados pelo temporal em Petrópolis. Ao menos 58 pessoas morreram na tragédia. O número de desaparecidos é desconhecido.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É uma situação quase que de guerra. Toda a nossa equipe está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado. Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções, entre outras ações", declarou Castro. O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, estava com ele e deu mais detalhes sobre o trabalho de resgate.
"Há uma grande equipe concentrada no Morro da Oficina, onde acreditamos ter o maior número de vítimas ainda soterradas. Estamos com 400 militares mobilizados e atuando em 44 pontos atingidos pelo temporal. Montamos um hospital de campanha com 10 leitos onde as vítimas recebem o primeiro atendimento"
Equipes do Corpo de Bombeiros resgataram 21 pessoas com vida até a tarde desta 4ª. Mais de 180 pessoas que moram em áreas de risco foram acolhidas. As famílias estão em estruturas que funcionam em escolas e recebem suporte de profissionais das áreas da Saúde, Educação, Agentes Comunitários, além da Defesa Civil. Elas estão nas localidades do Centro, São Sebastião, Vila Felipe, Alto Independência, Bingen, Dr. Thouzete e Chácara Flora.