Araraquara cria aplicativo que repassa 95% da tarifa aos motoristas
Plataforma, criada sem fins lucrativos, conta com a ajuda financeira dos colaboradores
SBT Notícias
Um aplicativo de mobilidade urbana tem feito sucesso entre os motoristas de Araraquara, cidade no interior de São Paulo. O serviço, similar ao de grandes empresas do setor, garante maior segurança aos usuários e remuneração aos condutores, que recebem cerca de 95% do valor de cada corrida.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Quando eu corria com as outras plataformas, descontavam de 30 a 40%", afirmou o motorista Cléber Barbosa, que atua nas plataformas digitais.
A plataforma, criada sem fins lucrativos, conta com a ajuda financeira dos próprios colaboradores, organizados em uma cooperativa. "Na abertura da cooperativa, nós fizemos uma vaquinha. Depois criamos uma mensalidade. Com ela, conseguimos juntar o valor total do aplicativo. Hoje, nós temos a procura de centenas de outras pessoas, cidades, grupos de motoristas que querem implantar o modelo. Temos convites de de prefeitos para também estarmos levando o projeto para o município deles", afirmou Kátia Anello, presidente da cooperativa.
Para trabalhar com a plataforma, o condutor precisa apresentar o comprovante de antecedentes criminais. Já o passageiro, uma selfie e RG. Atualmente, o sistema conta com cerca de 500 motoristas parceiros, cadastrados em Araraquara e cidades vizinhas.
"Para mim, é um preço que vale a pena. É justo para os motoristas e para os passageiros também", disse a assistente administrativa Kauane Vallone à equipe do SBT.