Inmet alerta para chuvas intensas na região Sudeste
Boletim de atenção está voltado para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
SBT News
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas na região Sudeste do país, que deve valer até a próxima 3ª feira (8.fev). Segundo a entidade, são previstos ventos fortes, entre 60 e 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No total, o acúmulo de chuva deve ser superior aos 150 milímetros em algumas áreas da região durante o período. O motivo dos temporais, de acordo com os pesquisadores, é a possível formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Brasil, que cria uma faixa de nuvens praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas na mesma área.
"A atuação deste sistema costuma provocar muita chuva por vários dias consecutivos, o que acaba favorecendo a elevação do nível dos rios e córregos e, consequentemente, o transbordamento dos mesmos. A chuva contínua, e em grande quantidade, também favorece a saturação do solo e, com isso, o deslizamento de encostas", informou o Inmet.
+ Bombeiros encontram 18º corpo após deslizamento em Franco da Rocha
Em algumas localidades não se descartam volumes pontuais acima de 100 milímetros por dia. O alerta especial é voltado para a faixa leste e nordeste do Estado de São Paulo (incluindo áreas da Serra do Mar e litoral), Minas Gerais (exceto no Vale do Mucuri e Jequitinhonha), região Serrana e centro-sul do Rio de Janeiro, e no centro-sul do Espírito Santo.