Pista central da Marginal Tietê deve ser entregue até dia 11
Obra de recuperação da via deve ser retomada após concretagem da cratera
Camila Stucaluc
Em coletiva realizada nesta 4ª feira (2.fev), o governo do estado de São Paulo informou que a pista central da Marginal Tietê deve ser entregue até o dia 11 de fevereiro. O local está interditado desde a tarde de ontem, depois que uma cratera foi aberta devido a um acidente na obra da linha laranja do metrô da capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Inicialmente, a cratera e o túnel de ventilação estão sendo concretados com pedras, argamassa e cimento para dar estabilidade ao sistema. A utilização de estacas para contenção do local também deve ser implementada, para, assim, retomar a obra de recuperação do local e liberar a pista central.
O presidente da empresa Acciona no Brasil, André Angelo, ressaltou que o bombeamento do esgoto, que invadiu a cratera, não será direcionado para o rio Tietê e sim para um reservatório específico. Por enquanto, o esgoto de nove bairros que passava pela tubulação rompida foi transferido para outra rede coletora paralela.
A causa do incidente nas obras do metrô, no entanto, ainda segue em estudo. Um inquérito foi instaurado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), por meio da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital, para investigar as causas do desmoronamento e os danos urbanísticos e ambientais decorrentes do acidente.
+ Relembre outros acidentes envolvendo linhas de metrô em SP
Para auxiliar o tráfego, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu o rodízio de veículos até a próxima 6ª feira (4.jan), bem como as zonas máximas de restrição de caminhões e fretados. Já a Zona Azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus foram mantidas.