SP tem 7 cidades em situação de emergência por chuvas; veja como ajudar
Enchentes e deslizamentos de terra deixaram mais de 1,5 mil famílias desalojadas
As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo, no último domingo (30.jan), já deixaram sete cidades em situação de emergência devido aos casos de enchentes e deslizamentos de terra. No total, 24 pessoas morreram e 1.546 famílias permanecem desabrigadas ou desalojadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a Defesa Civil, foram distribuídas, até o momento, 287 cestas básicas, 227 kits de higiene/limpeza e 294 kits dormitórios. A liberação de R$ 15 milhões para um total de 10 municípios também foi anunciada pelo governo, para auxiliar na reconstrução urbana e social.
As cidades de Francisco Morato, Caieiras, Franco da Rocha, Jaú, Embu das Artes, Capivari, Agudos e Várzea Paulista declararam situação de emergência e estão sendo atendidas com material de ajuda humanitária. Para aumentar os recursos, uma força tarefa entre o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foi criada e instituições de diversas áreas iniciaram campanhas para arrecadar doações.
Veja como ajudar:
A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), em iniciativa conjunta com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Estado, está coletando doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal na sede da entidade (Rua Benjamin Constant, 75, Centro da capital) e nas demais unidades do Estado. Também há a possibilidade de doações em dinheiro, por meio do Pix (tesourariaadm@caasp.org.br).
A Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, está arrecadando doações em dinheiro por meio do site ou pelo Pix (00346076000173). Ajudas financeiras também estão sendo coletadas pela Central Única das Favelas (CUFA) através da página online da instituição.
+ Governo federal articula ajuda para áreas afetadas pelas chuvas em SP
Já para Franco da Rocha, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas, a arrecadação de donativos está sendo realizada pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura nos seguintes endereços: rua Coronel Fagundes, 280, no Centro de Franco da Rocha; rua Bernardino dos Passos, 72 B, no Jardim Cruzeiro; e no EMEB Maria Hernandez Aguilar, localizado na rua Carlos Magno, 449, no Jardim dos Reis. Também há como fazer a doação via transferência bancária (Agência: 2072-9 - Conta corrente: 130316-3 - CNPJ: 46.523.080/0001-60).