Prêmio para projetos que solucionem desafios de cidades revela vencedores
Responsáveis pelas iniciativas premiadas serão contemplados com seis semanas de mentoria e R$ 10 mil
A cerimônia de premiação dos projetos vencedores do Prêmio Os Movimentos das Cidades foi realizada nesta 6ª feira (28.jan) de forma semipresencial, na sede do Grupo CCR, na Vila Olímpia, zona sul da capital paulista. Entre as iniciativas escolhidas, estiveram, por exemplo, uma cujo objetivo é desenvolver -- por meio da música -- a reflexão social de jovens em contato com a violência e drogas, e outra voltada à capacitação de grupos de jovens e crianças para possivelmente atuarem no combate a incêndios florestais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A primeira, denominada Roda de Rima, foi criada por Edson Meris, morador de Bragança Paulista -- interior de São Paulo --, e pretende ainda conscientizar pessoas mais novas sobre a importância de respeitar os direitos e deveres em sociedade. Já a segunda, cujo nome é Barranquinho, pertence a um grupo de voluntários independentes e apartidários de Águas da Prata, também no interior. Para capacitar o público alvo, contaria com atividades preventivas contra incêndios florestais, de conscientização e educação ambiental.
No total, houve 367 inscrições de projetos sociais no Prêmio, criado para ser concedido a ONGs, moradores e startups dos municípios paulistas de Osasco, Barueri, Louveira, Tatuí, Sorocaba, Águas da Prata, Avaré, Campinas, Itapeva e Bragança que tenham iniciativas para solucionar desafios regionais e, assim, impulsionar o crescimento desses locais. Bragança Paulista foi o município com o maior número de inscritos: 74. Foi premiado o melhor projeto de cada cidade. Os responsáveis serão contemplados com seis semanas de mentoria e R$ 10 mil para investimento na implementação da solução.
Outro exemplo de ideia vencedora é a Fotografia Terapêutica, de Fábio Rogério de Oliveira, morador de Sorocaba, no interior. O objetivo é mostrar a fotografia como uma forma de resgatar a autoestima de pessoas e promover debates sobre assuntos do cotidiano. A cerimônia de premiação nesta 6ª feira foi apresentada pelo jornalista Marcelo Tas.
Veja também: